Projeto CLEAR-HP quer casas portuguesas mais confortáveis

O ar condicionado é a solução perfeita para climatizar a casa, com vantagens significativas na fatura de energia. Por este motivo, um grupo de organizações da União Europeia está a trabalhar para simplificar o percurso dos consumidores na compra, a preços mais competitivos, e na instalação, segura e certificada, de equipamentos de ar condicionado.

Organizações de defesa do consumidor estão a colaborar para tornar o processo de compra de ar condicionado mais fácil para os consumidores. O consórcio do projeto CLEAR-HP inclui organizações de consumidores e especialistas em testes de produtos. Através de campanhas de compras coletivas, pretende-se garantir aos consumidores avaliações adequadas das suas casas, informação sobre as oportunidades de financiamento disponíveis e instalação de equipamentos por técnicos qualificados.

7 países europeus envolvidos

Organizações de defesa dos consumidores da Bélgica, Bulgária, Itália, Portugal, Eslováquia, Eslovénia e Espanha, lideradas pelo BEUC (Organização Europeia dos Consumidores), colaboraram com a International Consumer Research & Testing (ICRT) para implementar o CLEAR-HP.

  • DECO PROteste
  • OCU – Organização de Consumidores e Utilizadores (Espanha)
  • Altroconsumo (Itália)
  • Testachats/Testaankoop (Bélgica)
  • Spoločnosť ochrany spotrebiteľov (S.O.S.) Poprad (Eslováquia)
  • Zveza Potrošnikov Slovenije – ZPS (Eslovénia)
  • Associação Nacional de Consumidores da Bulgária “Aktivни потребители” (BNAAC)
  • BEUC – Organização Europeia dos Consumidores


Objetivos do projeto

O projeto CLEAR-HP pretende contribuir para alcançar metas com que a União Europeia e Portugal se comprometeram. Por exemplo, atingir a neutralidade climática até 2050, o que implica reduzir ao máximo as emissões de gases com efeito de estufa inevitáveis.

Os parceiros do projeto pretendem promover a consciencialização dos consumidores e ajudá-los a liderarem essa transição para energias limpas, melhorando a eficiência energética e o conforto das suas casas e reduzindo os custos com energia.

O projeto pretende:

  • fornecer informações aos consumidores sobre os melhores e mais adequados equipamentos de ar condicionado para as suas habitações;
  • analisar oportunidades de financiamento disponíveis para os consumidores e colmatar lacunas junto das autoridades nacionais, para melhorar o acesso às tecnologias de ar condicionado;
  • explorar e desenvolver parcerias com fornecedores e instaladores ao nível nacional e europeu;
  • lançar compras coletivas que ofereçam pacotes de "compra e instalação", garantindo a qualidade dos produtos e simplificando a compra, com aconselhamento contínuo aos consumidores.


“Ar condicionado fácil”: descontos, apoio técnico e workshops

Para beneficiar de preços mais vantajosos e instalação qualificada, deve registar-se em “Ar condicionado fácil” . Na página, é possível assistir a sessões informativas com especialistas para tirar o máximo partido desta tecnologia.asset_image

Publicado em
12 maio 2025

Todos as notícias