Política de tratamento de dados Plataforma Digital RENOVAR CASA

1. Tratamento de dados pessoais no âmbito da RENOVAR CASA 

1.1 Responsável pelo Tratamento de Dados 

A DECO PROteste Editores, Lda, com sede na Av.ª Eng.º Arantes e Oliveira, n.º13, 1.ºB, 1900 – 221 Lisboa, com NIF 502611529 é responsável pelo tratamento dos dados recolhidos no site www.renovarcasa.pt e www.deco.proteste.pt

1.2 Condições Especiais Aplicáveis à “Plataforma RENOVAR CASA” 

A utilização dos serviços e funcionalidades disponibilizadas na Plataforma RENOVAR CASA depende da subscrição do serviço gratuito “Simpatizante” da DECO PROTESTE, através da aceitação dos respetivos Termos e Condições Gerais https://www.deco.proteste.pt/adesao-simpatizantes e respetiva Política de Privacidade ( Política de privacidade | DECO PROteste) geral os quais poderá consultar abaixo. 

Ao registar-se na Plataforma RENOVAR CASA , estará a criar a registar-se como “SIMPATIZANTE”. 

Se já possui uma conta “SIMPARIZANTE” , deverá efetuar login com o seu nome de utilizador e a sua palavra passe e aceitar as condições específicas e a política de privacidade da Plataforma RENOVAR CASA . 

Estas condições especiais serão consideradas parte integrante da Política de Privacidade geral, que se aplicará a tudo o que não estiver especificamente regulado nesta. Estas disposições especiais prevalecerão no que diz respeito ao tratamento dos seus dados no âmbito da Plataforma RENOVAR CASA  em caso de conflito com a Política de Privacidade geral. 

1.3 Finalidades do tratamento de dados e base jurídica 

A finalidade principal do tratamento dos dados pessoais recolhidos na Plataforma RENOVAR CASA é a prestação de um serviço integrado – “one-stop-shop” – através do qual, numa primeira fase, a DECO PROTESTE apresenta recomendações personalizadas relativamente às medidas de renovação recomendadas para alcançar uma maior eficiência energética e utilização de energias renováveis (Self scan) e, numa segunda fase, com base nessas recomendações, reencaminha os utilizadores para os profissionais competentes para lhe apresentarem um orçamento e efetuarem a sua implementação. 

Os dados recolhidos neste contexto destinam-se também ao cumprimento de obrigações paralegais assumidas pela DECO PROTESTE no âmbito do Projeto Europeu, financiado pela Agência Executiva Europeia para o Clima, Infraestruturas e Ambiente, designada por Home Renovation Integrated Services (LIFE22-CET-HORIS) com o número 101120497. 

1.3.1. Categorias de dados 

Para lhe prestar o serviço e atingir os objetivos acima mencionados, vamos tratar as seguintes categorias de dados. Sem estes dados pessoais não poderemos apresentar-lhe a nossa recomendação, nem colocá-lo em contato direto com o profissional para que que lhe possa ser enviado o seu orçamento: 

  1. Dados de identificação : nome e sobrenome; Fed-ID (número de identificação de clientes); Número de subscritor/simpatizante; 
  2. Dados de contato: e-mail; número de telemóvel; morada postal. 
  3. Dados não sensíveis necessários para a apresentação das medidas de renovação e orçamento pelos Profissionais: (dados contidos no questionário de autoavaliação do imóvel (self scan):
  4. Número de questionário de autoavaliação (self-scan);

  • Data de criação do realização do registo;
  • Tipo de imóvel;
  • Tipo de proprietário;
  • Tipo de edifício (unifamiliar vs multifamiliar)
  • Ano de construção;
  • Estado;
  • Área útil;
  • Consumo médio de diferentes tipos de energia (eletricidade; gás; GLP; Diesel; Biomassa…); 
  • Tipo de isolamento aplicado no imóvel; 
  • Tipo de janelas e vidros; 
  • Sistema de aquecimento para a casa; 
  • Sistemas de aquecimento/arrefecimento de água e de habitação; 
  • Tipo (residencial / não residencial) 
  • Ano de construção 
  • Edifício histórico com sujeito a outro tipo de proteções arquitetónicas; 
  • Área do imóvel; 
  • Número de andares; 
  • Número de membros do agregado familiar; 
  • Consumo de energia por tipo ou fonte de energia (Eletricidade; Gás; GPL; Diesel; Biomassa) 
  • Tarifa de energia (social/comercial) 
  • Interesses declarados sobre o tipo de medidas de modernização a implementar; 
  • Recomendações / aconselhamento; 
  • Medidas recomendadas e custos estimados; 
  • Parceiros Selecionados para solicitar orçamento; 
  1. Dados de navegação na Internet: endereço de IP; ID do usuário; navegador utilizado; cookies de sessão; cookies do usuário (consulte a política de cookies); logs.
  2. Dados da reclamação: entidade e serviço reclamados; número de cliente; consumo; comunicações trocadas com a entidade reclamada ou terceiros; documentação associada à reclamação, como faturas, contratos; documentos oficiais; certidões.
  3. Dados necessários para a participação em projetos de investigação, nomeadamente os financiados por entidades europeias: dados de identificação; dados de contacto; dados sobre eficiência energética; outros dados ou informações que possam ser necessários para cada ação específica; serviços/bens adquiridos; dados necessários para prestar aconselhamento (na maioria dos casos, os dados serão anonimizados).
  4. Medidas de financiamento público aplicáveis; 


1.3.2 Finalidades e Base Legal 

Finalidade
Categoria de dadosBase jurídica
Registo na Plataforma RENOVAR CASA
Dados de identificação; dados de contato; dados de navegação;Execução do contrato (termos e condições para participação na ação) e diligências pré-contratuais.
Envio de comunicações para prestação e no âmbito do serviço a ser prestado na Plataforma RENOVAR CASA
Dados de identificação; dados de contacto; dados de navegação na internet; Dados não sensíveis necessários à apresentação de medidas de renovação e orçamento pelo Parceiro;Execução do contrato(termos e condições de participação na ação)
Prestação do Serviço RENOVAR CASA: utilização do questionário self-scan para apresentação de medidas de renovação;
Dados de identificação; dados de contacto; dados contratuais; dados de navegação na internet; Dados não sensíveis necessários à apresentação das medidas de renovação e orçamento pelo Parceiro; equipamentos selecionados;Execução do contrato(Termos e Condições da Plataforma RENOVAR CASA)
Prestação do Serviço de REFORMA DE CASA: encaminhamento dos dados do cliente para Parceiros para apresentação de orçamento e execução das medidas recomendadas;
Dados de identificação; dados de contacto; dados contratuais; dados de navegação na internet; Dados não sensíveis necessários à apresentação das medidas de renovação e orçamento pelo Parceiro; equipamentos e profissionais selecionados;Execução do contrato(Termos e condições da Plataforma RENOVAR CASA + Pedido expresso do utilizador)
Elaboração de relatórios sobre o cumprimento dos objetivos do Projeto HORIS
dados não sensíveis necessários para o funcionamento de simuladores/comparadores; dados contratuais: dados de navegação na internet.Cumprimento de obrigações legais/paralegais ou contratuais impostas pela entidade pública financiadora dos projetos
Envio de questionários / inquéritos sobre níveis de satisfação e sobre os contratos efetivamente concluídos com os profissionais
Dados de identificação; dados de contato; dados contratuais;dados de navegação na Internet; dados de preferência.Interesse legítimo do responsável pelo tratamento (avaliar o nível de satisfação dos seus clientes; avaliar o nível de eficácia da informação prestada no âmbito do projeto); Cumprimento das obrigações paralegais impostas pela entidade pública financiadora do projeto (fornecer informação sobre os KPI’s do Projeto)
Execução/participação em projetos europeus ou financiados por entidades públicas
Dados necessários para participação em projetos de investigação, nomeadamente os requeridos no âmbito de projectos financiados por entidades europeias.Cumprimento das obrigações legais/paralegais impostas pela entidade comunitária organizadora dos projetos.
Apoio na resolução de reclamações resultantes do serviço prestado no âmbito da Plataforma RENOVAR CASA
Dados de identificação; Dados de contacto; Dados; Dados não sensíveis necessários à apresentação das medidas de renovação e do orçamento pelo ParceiroExecução do contrato(Termos e Condições RENOVAR CASA)

 

1.4 Com quem partilharemos seus dados: 

a. Profissionais selecionados por si para apresentação de orçamento: 

Além das entidades indicadas na Política Geral de Privacidade, os seus dados, nome, e-mail, número de telefone e relatórios com as recomendações resultantes do preenchimento do questionário de autoavaliação (com todas as informações nele contidas), serão enviados aos profissionais selecionados por si, para que estes possam entrar em contato consigo e apresentar-lhe um orçamento, tendo em consideração a  situação específica constante do relatório resultante do preenchimento do questionário de autoavaliação. Os referidos dados apenas serão enviados para os Profissionais mediante solicitação expressa sua e não poderão ser utilizados para quaisquer outras finalidades.  

b. Entidade Europeia Financiadora 

Devido às obrigações assumidas pela DECO PROteste perante as entidades europeias que financiam o projeto e para que estas possam monitorizar o rigoroso cumprimento das regras impostas, poderemos ter de lhes apresentar dados agregados sobre a utilização do projeto.  

Em caso de necessidade de inspeção por parte daquelas ou de outras entidades públicas, poderemos ter de conceder o acesso esporádico às informações dos utilizadores, única e exclusivamente para esta finalidade de monitorização, especialmente à Entidade Europeia Financiadora – Agência Executiva Europeia para o Clima, Infraestruturas e Ambiente. Nesse caso, esta entidade tratará os seus dados de acordo com a sua Política de Privacidade, que pode consultar aqui {hyperlink}. 

c. Entidades subcontratadas 

A “DE GROENE GRACHTEN BV (DGG)”, PIC 890261539, estabelecida em MAURITSKADE 63, AMSTERDAM 1092 AD, Holanda, é a principal prestadora de serviços de TI da DECO PROteste, no que respeita à prestação de serviços referentes a esta plataforma web e tratará os seus dados pessoais como um “subcontratante”, sob instruções detalhadas e escritas da DECO PROteste. 

1.5 Período de retenção 

Para cumprimento das obrigações assumidas pela DECO PROteste com as entidades financiadoras do Projeto HORIS e também para cumprimento das obrigações fiscais, todos os dados recolhidos serão conservados pelo prazo de cinco anos após o termo do projeto (até fevereiro de 2031). 

Após esse período, todas as informações estritamente relacionadas com os serviços prestados no âmbito da Plataforma RENOVAR CASA serão eliminadas. No que respeita às restantes informações, aplicar-se-ão os prazos de retenção previstos na Política de Privacidade geral. 

Após a prestação do serviço, durante o período de conservação, os seus dados pessoais serão armazenados de forma bloqueada, apenas e só para cumprimento das responsabilidades acima mencionadas e das demais obrigações legais da DECO PROteste. 

1.6. Direitos dos titulares dos dados 

Conforme previsto na Política Geral, poderá exercer seus direitos de acesso, retificação, eliminação e oposição (v.g. deixar de receber comunicações sobre o projeto Horis e temas relacionados) através do protecaodados@deco.proteste.pt . 

Caso considere que os seus dados estão a ser tratados ilicitamente, poderá apresentar reclamação junto da CNPD – Comissão Nacional de Proteção de Dados (www.cnpd.pt); Neste caso, solicitamos que entre em contacto connosco antes de apresentar a reclamação junto da CNPD, de forma a podermos resolver rapidamente o problema reportado. 

1.7 Contato do Encarregado da Proteção de Dados: 

A DECO PROteste nomeou um Encarregado da Proteção de Dados que poderá ser contactado através de email protecaodados@deco.proteste.pt

1.8 Transferência de dados para fora da Europa 

Os nossos prestadores de serviços podem utilizar parceiros / subcontratados que tratem os seus dados pessoais em países fora do Espaço Económico Europeu (EEE). Esses países podem não ter as mesmas leis de proteção de dados que o EEE. No entanto, garantimos a implementação de salvaguardas adequadas para proteger seus dados pessoais em conformidade com as leis de proteção de dados aplicáveis, incluindo o uso de cláusulas-tipo de proteção de dados aprovadas pela Comissão Europeia. 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

De acordo com o art. º13.º do Regulamento Europeu de Proteção de Dados Pessoais Reg. UE 201/679

A DECO PROteste tem vindo a desempenhar a sua atividade na prestação de informação aos consumidores e prestação de serviços diversos nesta área, reconhecendo a importância da proteção dos dados pessoais dos seus subscritores.

Nesta Política de Privacidade, poderá encontrar todas as informações necessárias para melhor compreender como tratamos os seus dados pessoais.

1. Responsável pelo Tratamento

A DECO PROteste Editores, Lda, com sede na Av.ª Eng.º Arantes e Oliveira, n.º13, 1.ºB, 1900 – 221 Lisboa, com o NIF 502611529 é a Responsável pelo Tratamento dos dados recolhidos neste sítio da internet. Poderá contactar-nos para assuntos gerais, por escrito, através do endereço eletrónico assinaturas@deco.proteste.pt e para assuntos relacionados com os seus dados pessoais para o protecaodados@deco.proteste.pt .
 

2. Finalidades do Tratamento e Fundamento Jurídico

2.1 Nos quadros infra, poderá verificar as categorias de dados pessoais que tratamos, para que finalidades e ainda o fundamento jurídico com base no qual o fazemos.

Note que, sem prejuízo das situações especiais abaixo descritas, em regra tratamos os seus dados para gerir a nossa relação contratual consigo e prestarmos os serviços que nos solicitou. Nessa medida,  poderemos enviar-lhe comunicações de marketing sobre os nossos serviços, a menos que recuse essas comunicações, clicando no link que lhe apresentamos no momento em que realiza a subscrição.

Poderá ainda opor-se a esse tratamento enviando-nos um email nesse sentido ou alterando as suas preferências na sua Área Pessoal do nosso site.

2.2 A utilização de serviços específicos da DECO PROteste como sendo a participação em “Compras Coletivas”, “Petições Públicas”, “Ações Coletivas”, “Leilões”, “Simuladores”, etc… ou noutras atividades que a DECO PROteste possa organizar, poderá determinar a necessidade de recolha de outros dados pessoais para além dos mencionados no quadro infra, bem como poderá implicar a realização de outras atividades de tratamento de dados pessoais.

Nesse caso, ser-lhe-á prestada informação adicional sobre as condições de tratamento de dados e inscrição (registo), disponibilizada na página de internet dedicada a essas ações. Essas condições considerar-se-ão parte integrante da presente Política de Privacidade e prevalecerão em caso de conflito.

2.3 É provável que nem todas as situações se apliquem ao seu caso concreto, pois os dados recolhidos dependerão dos serviços que escolha utilizar. Contudo, prestamos-lhe informação sobre todos os cenários possíveis.

Sempre que leia exemplos, por favor note que eles são apenas isso mesmo, apresentados somente nessa condição e não constituem uma descrição exaustiva.

2.4 Os dados pessoais recolhidos em cada caso são os que são pedidos nos vários formulários de registo e destinar-se-ão à finalidade inerente a cada ação ou situação em concreto. Os dados pessoais marcados com um asterisco (*) são de preenchimento obrigatório, pois sem esses não poderemos prestar-lhe o serviço solicitado.

2.4.1 Categoria de dados

a) Dados de identificação: nome próprio e último apelido, NIF, número de associado DECO; número de subscritor; nome de utilizador e palavra-passe do website; n.º de “cartão DECO PROteste Descontos”; data de nascimento.

b) Dados de contacto: e-mail; número de telefone móvel e fixo; morada postal.

c) Dados não sensíveis necessários ao funcionamento dos simuladores / comparadores: tipo de serviço contratado; consumos efetuados; bem procurado; dados de identificação de imóveis; outros dados de acordo com os objetivos do simulador e respetivas condições de utilização.

d) Chamadas telefónicas: comunicação de voz através da qual é realizado o contrato.

e) Dados socioeconómicos: formação académica; profissão; escalão de rendimentos.

f) Dados contratuais: produtos e serviços contratados à DECO PROteste; n.º de cliente.

g) Dados de navegação na internet: IP; user ID; browser utilizado; cookies de sessão; cookies de utilizador (ver política de cookies); logs.

h) Dados de tráfego e localização: endereços IP, “Logs”, identificadores dos terminais, identificadores de ligação, dados de data e hora, dados de GPS, GSM, pontos wi-fi.

i) Imagem e áudio: fotografias, vídeos e gravações áudio.

j) Dados bancários: IBAN; cartão de crédito.

k) Dados reclamação: entidade e serviço reclamado; número de cliente; consumos; comunicações trocadas com a entidade reclamada ou terceiros; documentação associada à reclamação como faturação, contratos; documentos oficiais; certidões.

l) Dados de saúde: os das reclamações / pedidos de informação pedidos nos simuladores / comparadores.

m) Dados sobre preferências: escolhas do utilizador quanto a comunicações que pretende receber de acordo com indicação na área pessoal (conteúdos informativos; comunicações de marketing; comunicações sobre inquéritos); comunicações sobre outros temas, tendo em conta as escolhas / opções ativamente indicadas pelo utilizador noutras aplicações e serviços da DECO PROteste.

n) Dados necessários ao funcionamento de apps: número de telefone móvel; IP / IMEI telemóvel; outros dados que possam ser necessários ao funcionamento de cada app (de acordo com condições específicas).

o) Dados necessários para participação em projetos de investigação, nomeadamente financiados por entidades europeias: dados de identificação; dados de contacto; dados de consumo; dados de eficiência energética; datas e informação sobre abastecimento de combustível; outros dados ou informações que se mostrem necessários em cada ação em concreto; serviços / bens adquiridos; dados necessários à prestação de aconselhamento (na maioria dos casos os dados serão anonimizados; ver informação específica de cada projeto).

p) Dados necessários à realização de estudos de mercado ou outros (exemplo: relacionados com matérias de sustentabilidade): dados de identificação; dados sobre os bens ou equipamentos ou serviços a testar; dados necessários à realização de cada ensaio conforme aplicável em cada caso concreto.

 

FINALIDADES

Categorias de dados

Base Legal

Registo em www.deco.proteste.pt ou microsites relacionado, como Simpatizante ou como Subscritor

Dados de identificação; contacto; dados não sensíveis necessários aos simuladores; dados de navegação; dados de tráfego e localização.

Execução de contrato (termos e condições) e diligências pré-contratuais.

Gestão da sua subscrição (exemplo: entrega das revistas, reembolsos, etc…)

Dados de identificação; dados de contacto; dados não sensíveis necessários aos simuladores; dados de navegação; dados de tráfego e localização; dados contratuais; gravação de chamadas telefónicas “in-bound”; dados bancários.

Execução de contrato / diligências pré-contratuais; cumprimento de obrigações legais.

Cobrança das assinaturas e faturação

Dados de identificação; dados de contacto; dados contratuais; dados bancários.

Execução do contrato

Autenticação e identificação segura do requerente para execução de pedidos contratuais ou para exercício dos direitos enquanto titular de dados pessoais.

Dados de identificação; dados de contacto; dados bancários

Cumprimento de obrigação legal (art.º32.º RGPD)

Gestão de reclamações e prevenção de fraude contra a DECO PROteste

Dados de identificação; dados de contacto; dados de navegação; dados de tráfego e localização; dados bancários.

Interesse legítimo do responsável em prevenir utilizações abusivas; cumprimento de obrigações legais (exemplo: prevenção contra acusações criminais).

Envio de brindes, “promoguias”, “vouchers” para descontos negociados ou outros artigos gratuitos

Dados de identificação; dados de contacto; chamadas telefónicas (se aplicável); dados contratuais; dados de navegação (se aplicável).

Execução de contrato (condições de participação); interesse legítimo do responsável (fidelizar o cliente quando aplicável).

Gestão, emissão e envio (cartão físico e digital) DECO PROteste Descontos

Primeiro e último nome; morada; número de cliente;

Execução de contrato (condições de utilização do cartão)
+
Condições de utilização da “App Cartão DECO PROteste Descontos”.

Envio de comunicações de marketing direto sobre nossos serviços

Dados de identificação; dados de contacto; dados contratuais; dados de navegação na internet; dados sobre preferências.

Legítimo interesse do responsável; consentimento, se aplicável (ver 2.2).

Envio mensagens sobre vantagens negociadas com parceiros externos
(marketing direto)

Dados de identificação; dados de contacto; dados contratuais; dados de navegação na internet.

Legitímo interesse do Responsável pelo Tratamento (ver ponto 2.2) ou consentimento, quando aplicável (marketing direto).

Perfil de consumo/ utilização dos nossos produtos e serviços; análise de utilização do site para envio de comunicações publicitárias personalizadas

Dados de identificação; dados de contacto; dados contratuais; dados de navegação na internet; dados sobre preferências.

Consentimento

Gestão da participação em petições públicas, ações coletivas, compras coletivas, leilões de descontos ou similares, ou outras ações organizadas pela DECO PROteste ou em corresponsabilidade com a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores

Dados de identificação; dados de contacto; dados não sensíveis necessários aos simuladores; chamadas telefónicas “in bound”; dados contratuais; dados de navegação; dados de tráfego e localização; dados de reclamação.

Execução do contrato [condições constantes das páginas dedicadas] ou diligências prévias à celebração do contrato; cumprimento de obrigações legais (lei de defesa do consumidor; legislação aplicável a ações coletivas).

Validação / Identificação dos Clientes (Subscritores ou Simpatizantes), perante terceiros, como beneficiários de parcerias ou outras vantagens negociadas

Dados de identificação: número único de cliente; Fed-ID; língua; condição de subscritor / não subscritor;

 Execução do contrato (subscrição / Simpatizante) + Condições de utilização da parceria (quando aplicável)

Estatística da sua utilização dos nossos produtos ou serviços

Dados de identificação; dados de contacto; dados não sensíveis necessários ao funcionamento dos simuladores / comparadores; dados contratuais: dados de navegação na internet.

Consentimento ou legítimo interesse quando necessário.

Inquéritos de satisfação sobre os nossos serviços

Dados de identificação; dados de contacto; dados contratuais; dados de navegação na internet; dados sobre preferências.

Interesse legítimo do Responsável (avaliar grau de satisfação dos seus clientes).

Envio de informação sobre as conquistas da DECO PROteste em prol dos consumidores

Dados de identificação; dados de contacto; dados de navegação na internet; dados sobre preferências.

Legítimo interesse do responsável
(promoção da informação dos consumidores).

Gestão de participação em concursos publicitários

Dados de identificação; dados de contacto; dados contratuais; dados de navegação na internet.

Execução de contrato (regulamento do concurso)

Utilização de simuladores ou comparadores

Dados de identificação; dados de contacto; dados não sensíveis necessários ao funcionamento dos simuladores / comparadores; dados contratuais; dados de navegação na internet; dados reclamação; dados de saúde (quando aplicável);

Execução de contrato (condições de utilização)
Ou
Consentimento (dados de saúde).

Prestação de informação telefónica sobre os artigos publicados nas revistas, simuladores e outros assuntos relacionados

Dados de identificação; dados de contacto; dados não sensíveis necessários ao funcionamento dos simuladores / comparadores; chamadas telefónicas (in bound); dados contratuais.

Execução de contrato.

Informação e apoio a consumidores em conflitos de consumo (atividade desenvolvida em colaboração com Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – DECO)

Dados de identificação; dados de contacto; chamadas telefónicas (in bound); dados sócio-económicos; dados contratuais; dados de navegação na internet; dados bancários; dados da reclamação; dados saúde.

Art.º9.º/2 d) do RGPD + termos e condições de acesso ao serviço de informações + consentimento (quando aplicável).

Gestão da Plataforma Reclamar

Dados de identificação; dados de contacto; chamadas telefónicas (in bound); dados sócio-económicos; dados contratuais; dados de navegação na internet; dados bancários; dados da reclamação; dados de saúde; dados de navegação; dados de tráfego (logs).

Art.º9.º/2 d) do RGPD + termos e condições de acesso à Plataforma Reclamar.

Gestão das Apps detidas pela DECO PROteste: DECO PROteste Revistas; Cartão DECO PROteste Descontos; DECO Vinhos e Qual Rede DECO PROteste

Dados necessários ao funcionamento da App

De acordo com a respetiva informação de privacidade, poderão ser recolhidas as seguintes informações:
- nome de utilizador e palavra-passe para autenticação no site;
- dados de contratuais;
- dados de tráfego e localização;
- dados de preferências;
- dados de navegação.

Execução das condições de utilização da App;
Consentimento, quando aplicável (dados de localização).

Participação nos testes a produtos organizados pela DECO PROteste (estudos de mercado) (*1)

Dados de identificação; dados de contacto; dados sócio-económicos; dados de navegação; dados necessários à realização de estudos de mercado ou outros (exemplo: matérias de sustentabilidade); preferências para comunicações a receber.

Execução de contrato (condições de participação)
ou
Consentimento, se aplicável (no caso de dados sensíveis)

Gestão de inscrições em eventos formativos (por exemplo festivais, seminários, cursos ou outros similares)

Dados de identificação; dados de contacto; dados não sensíveis necessários aos simuladores; chamadas telefónicas “in bound”; dados contratuais; dados de navegação; dados de tráfego e localização; dados de reclamação;

Consentimento (se aplicável)xecução de contrato (regras de participação nos eventos); legítimo interesse do responsável (contactar participantes); cumprimento de obrigação legal aplicável (ex.º controlo de acessos por razões de segurança).

Inquéritos de satisfação sobre produtos diversos tendo em vista a publicação de artigos/ realização de estudos

Dados de identificação; dados de contacto; dados contratuais; Dados de navegação na internet; dados sobre preferências; dados necessários à realização de estudos de mercado ou outros (exemplo: relacionados com matérias de sustentabilidade).

 

Interesse legítimo do Responsável (estudos e publicação de artigos sobre defesa do consumidor).

Entrevistas e estudos relacionados com os artigos publicados na nossa revista

Dados de identificação; dados de contacto; imagem e áudio; dados da reclamação;

 

Consentimento.

Execução / participação de / em projetos europeus ou financiados por entidades públicas

Dados necessários para participação em projetos de investigação, nomeadamente financiados por entidades europeias.

Cumprimento de obrigação legal / contratual imposta pela entidade pública que organiza os projetos.

 

3. Categoria de destinatários dos dados

3.1 Subcontratantes e Pessoas Autorizadas

Para que sejam tratados de forma adequada para as finalidades referidas no n.º 2, a DECO PROteste possibilitará o acesso aos seus dados pessoais por parte das seguintes entidades:


a) terceiros que levam a cabo parte da atividade de tratamento de dados, em nome e sob a responsabilidade da DECO PROteste, com base num contrato de subcontratação (subcontratantes) celebrado nos termos do art.º 28.º do RGPD; ou que exerçam as atividades de tratamento de dados em corresponsabilidade com a DECO PROteste (quando aplicável e em função de informação prestada no caso concreto);
b) pessoas individuais, trabalhadores e / ou colaboradores que tenham sido designados para desempenhar uma ou mais atividades de tratamento dos seus dados na qualidade de “Pessoas Autorizadas” tal como previsto no artigo 29.º do RGPD.

3.2 Autoridades Públicas e Autoridades Judiciais

Os seus dados pessoais poderão ser comunicados a autoridades públicas ou autoridades judiciais, se assim for obrigatório por lei ou para prevenir ou punir a prática de crimes.

De acordo com o disposto no art.º 4.º/9 do RGPD, “as autoridades públicas que possam receber dados pessoais no âmbito de inquéritos específicos nos termos do direito da União ou dos Estados-Membros não são consideradas destinatários”.

3.3 Entidades Parceiras, protocolos, campanhas, ações coletivas para atribuição de descontos promocionais e / ou vantagens negociadas

Quando as finalidades de tratamento incluam a cooperação com entidades terceiras para realização de campanhas promocionais (descontos), parcerias, “leilões” para apresentação das melhores condições de comercialização, compras coletivas, “petições públicas”, ações coletivas, entre outras atividades semelhantes, os seus dados pessoais que sejam absolutamente necessários para que esses terceiros possam executar os descontos ou prestação a que se vincularam ser-lhes-ão enviados, tal como expressamente previsto no termos e condições gerais e nos especificamente aplicáveis a cada campanha.

No caso de necessidade de mera identificação do utilizador como autorizado a beneficiar de uma determinada parceria, poderá ser enviada informação necessária a essa finalidade, como sendo o número único de identificação ou simplesmente a confirmação da condição de subscritor.

Será prestada informação detalhada ao utilizador sobre esta comunicação a terceiros nos respetivos termos e condições de participação nas campanhas, leilões ou ações (quando aplicável) e na página de internet dedicada a cada uma das ações.

3.4 Comunicação a entidades reclamadas, entidades reguladoras, centros de mediação de conflitos de consumo, ou outras entidades, no âmbito da prestação de apoio ao consumidor

No desenvolvimento da sua atividade de prestação de apoio aos consumidores na resolução de conflitos de consumo (atividade desenvolvida em colaboração com Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – DECO), a DECO PROteste poderá remeter às entidades reclamadas e às entidades reguladoras competentes, a reclamação que o consumidor nos enviou, juntamente com a documentação conexa. Sem acesso à reclamação e respetiva documentação, as entidades visadas não poderão reagir.

Nos casos aplicáveis e quando consentido pelo consumidor, a DECO PROteste poderá agilizar o envio da documentação para Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo competente.

3.5 Comunicação a entidades reclamadas no âmbito do funcionamento da “Plataforma Reclamar”

Sendo a plataforma Reclamar uma ferramenta que visa concretizar o contacto entre o consumidor e a entidade reclamada, toda a informação carregada na referida plataforma pelo consumidor será reencaminhada para a entidade identificada pelo próprio consumidor como entidade reclamada.

Caso o consumidor utilizador da Plataforma pretenda tornar pública a reclamação, esta estará acessível a terceiros em qualquer pesquisa realizada nos motores de buscar, como o “Google”.

3.6 Comunicação de dados a entidades fiscalizadoras ou autoridades supervisoras, no âmbito de participação em projetos financiados por fundos europeus

Algumas ações coletivas, plataformas colaborativas e outras atividades nas áreas da sustentabilidade, ambiente e outras, nas quais os subscritores ou “Simpatizantes” da DECO PROteste podem participar, são financiadas por entidades europeias, como a Comissão Europeia, o BEUC – The European Consumer Organization e entidades reguladoras do setor.

Por força de obrigações assumidas pela DECO PROteste perante estas entidades, poderemos ter de lhes comunicar dados agregados sobre a utilização do projeto, para fins estatísticos. Em caso de inspeção / fiscalização, poderemos ter de facultar o acesso esporádico a informações dos utilizadores apenas e só para essa finalidade.

 

4. Prazo de Conservação

4.1 A DECO PROteste conservará os seus dados enquanto se mantiver como utilizador registado no nosso site, micro-sites e plataformas específicas incluídas no site (seja como subscritor ou como mero Simpatizante), para as finalidades relacionadas com a prestação dos serviços solicitados ou utilização das funcionalidades disponibilizadas. Isto sem prejuízo do exercício do seu direito de oposição quando aplicável.

As gravações de chamadas telefónicas serão guardadas apenas por um período mínimo de 90 dias e máximo de 180 dias.

4.2 No caso de ser subscritor das nossas revistas ou publicações, após a cessação da subscrição conservaremos os seus dados pessoais apenas para cumprimento de obrigações legais e durante um período que corresponderá à prescrição das responsabilidades decorrentes dessas obrigações legais e não excederá os 10 anos, contabilizados da data de cessação do contrato.

Conservaremos ainda os dados necessários ao fim de prevenir fraudes e utilizações abusivas contra a DECO PROteste, pelo período necessário à execução dessa finalidade, o qual não será superior a 2 anos a contar da data de cessação do contrato, mas nas condições explicadas infra.

Neste caso apenas conservaremos os dados que sejam absolutamente necessários para esta finalidade e esses dados serão mantidos devidamente bloqueados e pseudonimizados. Apenas estarão acessíveis a pessoas especialmente autorizadas e exclusivamente para o cumprimento das finalidades suprarreferidas. Ainda assim, serão conservados apenas durante o prazo de prescrição da obrigação em causa, a qual poderá variar em função da legislação aplicável.

4.3 Por favor note que poderá, em simultâneo, assumir a qualidade de “Simpatizante” da DECO PROteste e “Subscritor”. Se decidir cancelar a sua subscrição, poderá continuar a usufruir gratuitamente da condição de “Simpatizante”. Assim, a menos que solicite expressamente a cessação de ambos os contratos – Simpatizante e Subscrição – poderá continuar a utilizar os serviços disponibilizados aos Simpatizantes no nosso site.

Por isso, se cessar apenas a subscrição das revistas, por favor note que todos os dados pessoais necessários para lhe disponibilizar os serviços inerentes à condição de “Simpatizante” continuarão a ser mantidos. Nessa medida irá continuar a receber comunicações tal como definido nas suas preferências a menos que solicite a cessação do envio ou que cancele a qualidade de Simpatizante.

4.4 Alguns tratamentos realizados no âmbito de atividades organizadas pela DECO PROteste – leilões, petições públicas, compras coletivas, etc… - poderão determinar diferentes prazos de conservação. Sendo o caso, estes serão mencionados nas respetivas políticas de privacidade específicas, constantes das páginas de internet que lhes serão dedicadas.

 

5. Direitos dos Titulares dos Dados

5.1 Poderá exercer os seguintes direitos, conforme previstos pelo RGPD, através do e-mail protecaodados@deco.proteste.pt :

  • direito de acesso à sua informação pessoal;
  • direito de retificação dos seus dados;
  • direito ao apagamento dos dados;
  • direito à limitação do tratamento;
  • direito de portabilidade;
  • direito de oposição;
  • direito de oposição para efeitos de envio de comunicações de marketing;
  • direito de apresentação de uma reclamação / queixa junto da CNPD – Comissão Nacional de Proteção de Dados (www.cnpd.pt); Neste caso, solicitamos o especial favor de nos contactar previamente à apresentação da reclamação junto da CNPD, tendo em vista a resolução rápida do problema reportado.


|5.2 Pode também utilizar a sua Área Pessoal do nosso website para exercer os seus direitos.

5.3 Poderá ainda contactar o nosso contact center através do número 218 410 801 , entre as 09h00 e as 18h00, para pedir informações sobre a forma como poderá exercer os seus direitos.

5.4 Sempre que os seus dados sejam processados com base no consentimento (ver o quadro acima), poderá retirar o seu consentimento em qualquer altura, sem que isso comprometa a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado.

5.5 Para dar cumprimento aos seus pedidos poderemos solicitar informação adicional para o podermos identificar tal como resulta do disposto no art.º11.º do RGPD em conjugação com o considerando 67.

No caso de recusa injustificada em identificar-se, se não estivermos possibilitados de o identificar de outra forma, reservamo-nos ao direito de não dar resposta ao seu pedido.

 

6. Encarregado de Proteção de Dados

A DECO PROteste nomeou um Encarregado de Proteção de dados que poderá ser contactado através do e-mail protecaodados@deco.proteste.pt .

 

7. Segurança

A DECO PROteste implementou e manteve medidas de segurança e políticas técnicas e organizacionais para garantir a segurança dos dados pessoais que tratamos.

Entre essas medidas encontram-se, designadamente, a execução de acordos de confidencialidade com os nossos colaboradores e fornecedores; políticas de restrição e controlo de acesso a dados pessoais; destruição ou anonimização de dados pessoais que já não são necessários para as finalidades que determinaram a sua recolha;

Uma vez que a segurança de informação depende em parte da segurança do seu computador ou aparelho eletrónico que usa para comunicar connosco, e ainda da segurança que emprega para proteger nomes de utilizador e palavras-passe, por favor tome as medidas adequadas para proteger esta informação.

Apesar dos esforços e mecanismos de segurança adotados pela DECO PROteste, Lda., tratando-se da recolha de dados em redes abertas, recomendamos que não partilhe, nas nossas plataformas, dados de cariz sensível ou especialmente pessoais, limitando a disponibilização dos seus dados ao que mínimo e estritamente necessário.

Não utilize dados de terceiros para navegar nas nossas páginas ou para se registar, pois estará a comprometer os direitos de confidencialidade dessa pessoa.

 

8. Armazenamento de dados fora do EEE

Por favor, note que a DECO PROteste ou as entidades por nós subcontratadas podem armazenar os seus dados fora do EEE. Nesse caso, garantiremos que essas empresas subcontratadas estão sujeitas a legislação que foi considerada pela Comissão Europeia como prestando um grau de proteção adequado estão por isso a coberto de uma decisão de adequação ou equivalente.

 

9. Versão e alterações

A última redação da presente Política de Privacidade é de janeiro de 2025. A DECO PROteste poderá realizar alterações ao teor da presente Política de Privacidade. Tais alterações serão comunicadas, nos termos legais, ao utilizador.