O que distingue uma janela eficiente?

Sabia que há regras de qualidade para as janelas, exigidas pela União Europeia? A marcação CE é obrigatória, mas não a etiqueta energética. Contudo, muitos fabricantes aderem ao sistema de etiquetagem voluntário, o CLASSE+. Com este, dão mais informação e ajudam os consumidores a comparar a eficiência e conforto térmico promovido pelas janelas. 

Com a marcação CE nas janelas, o fabricante compromete-se a assegurar que as janelas cumprem requisitos de resistência mecânica, estanquidade, segurança, acessibilidade de utilização, proteção contra o ruído, economia de energia e isolamento térmico, entre outros.

Peça também informações sobre as características técnicas da janela, como o coeficiente de transmissão térmica da janela (Uw) e a classe de permeabilidade ao ar. O primeiro deve ser inferior a 2 W/m2 K. A classe de permeabilidade ao ar deve ser 3 ou 4, idealmente.
Saiba como escolher o tipo de janela no site da DECO PROteste.

asset_image

Publicado em
4 setembro 2025

Todos as notícias

Outras notícias

E-lar: como funciona apoio para eletrodomésticos mais eficientes

Em menos de uma semana, a verba disponibilizada pelo programa E-lar foi esgotada. Se faz parte dos 40 mil consumidores que se inscreveram, saiba como usar o voucher.

Continuar a ler

Como saber de quantos painéis solares preciso?

Vai investir num sistema fotovoltaico? Não vale a pena pensar em muitos painéis para uma poupança maior. 

Continuar a ler

Obras em casa: preciso de licença da câmara municipal?

Se a sua casa estiver classificada ou em vias de classificação (se for um edifício de interesse municipal, por exemplo), quase sempre precisará de uma licença camarária.

Continuar a ler